Plano de ensino do 4º ano
PLANO DE ENSINO
I. IDENTIFICAÇÃO |
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UNIDADE ACADEMICA: Faculdade de Medicina
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CURSO: Medicina
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MÓDULO: Áreas Verticais Saúde da Criança, Adolescente e Saúde coletiva Infantil.
Áreas Longitudinais Saúde Coletiva.
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CARGA HORARIA SEMANAL: 24 horas |
CARGA HORARIA TOTAL:176 horas
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ANO/ SEMESTRE: 7º e 8º semestres |
TURNO: tempo integral
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PROFESSORES Antônio Rubens Mauro Mendonça Solomar Martins Renata Machado |
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II – EMENTA Atenção integral à saúde da criança, adolescente e família na perspectiva da clínica ampliada. Promoção e prevenção à saúde incluindo aspectos biopsicossociais e ambiental. Doenças prevalentes na atenção primária em pediatria. Emergências pediátricas: semiologia da criança e adolescente, estudo das patologias prevalentes em emergência e pronto atendimento pediátrico. Saúde coletiva IV/Pediatria (atividade integradora): desenvolvimento pessoal e o conhecimento de princípios éticos, humanísticos e relacionais voltados para a saúde mental da criança e do adolescente com ênfase na interdisciplinaridade. |
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III. OBJETIVO GERAL Capacitar o aluno na atenção à saúde da criança e adolescente, diagnosticar e conduzir as situações e patologias prevalentes na atenção básica e pronto atendimento de pediatria. Conhecer fatores de risco à saúde mental da criança e do adolescente.
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IV. OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ao final do curso o estudante devera assimilar os seguintes conteúdos: 1) Cognitivo ü Conhecer a fisiopatologia, diagnóstico, prevenção e as bases gerais do tratamento clínico das doenças pediátricas mais prevalentes; ü Reconhecer a necessidade da abordagem multidisciplinar no atendimento ao paciente, bem como os aspectos psicossociais envolvidos.
2) Habilidades psico-motoras ü Realizar consulta completa em Pediatria: ü Realizar anamnese e exame físico completo. ü Interpretar as curvas de crescimento: peso, estatura, IMC. ü Indicar e interpretar exames complementares ü Propor hipóteses diagnósticas. ü Propor tratamento.
3) Atitudes üTer e aprimorar boa relação médico-paciente, respeitando seus direitos, sendo bondoso, tolerante e cordial com os pacientes e seus familiares, procurando ajudá-las a solucionar os problemas que os afligem além da doença, como por exemplo, os problemas emocionais, dificuldade de amamentação etc. ü Desenvolver relação harmoniosa e respeitosa com os profissionais das equipes multiprofissionais e com os professores; ü Respeitar os direitos dos pacientes e as normas técnicas e de comportamento pessoal nos diversos cenários de aprendizagem; ü Saber comunicar com a criança e seus familiares reconhecendo as divergências culturais de forma ética; ü Compartilhar conhecimento, respeito à opinião dos colegas (saber ouvir) e ter comportamento ético frente aos colegas e aos docentes.
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V. CONTEÚDO
I. Pronto Socorro:
II - Ambulatório:
1 – Crescimento normal e alterado. 2 – Desenvolvimento puberal normal e alterado. 3 – Distúrbios nutricionais (Baixo peso, sobrepeso e obesidade) 4 – Dores disfuncionais na infância (cefaleia, dor abdominal e dor em membros) 5 – Parasitoses intestinais
IV - Atividade Integradora
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VI. METODOLOGIA Utilização prioritariamente de metodologias ativas
ü Aula expositiva dialogada; ü Aula centrada no estudante; ü Discussão de casos clínicos em pequenos grupos; ü Sessão de imagens; ü Exame de paciente real; ü Discussão e problematização de casos reais; ü Estudo de caso; ü Estudo de texto.
VII. PROCESSOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação prioritariamente de caráter formativo
ü Resposta a questionários baseados em raciocino clínico sistematizado de ü Desempenho de casos clínicos de Pronto Socorro. ü Desempenho de ambulatório ü Portfólio
ü Nota 1 (N1) N1= avaliação prática ou teórico-prática das áreas do módulo (média geométrica) – decorrer das 5 semanas do módulo Obs.: Exceto as áreas longitudinais, farmacologia, imaginologia e patologia (decorrer das 10 semanas - 2 módulos)
ü Nota (N2) N2 = Avaliação teórica integrada das áreas verticais e horizontais de cada módulo – 10ª semana e 20º semana + OSCE = (média ponderada -Teórica peso 3 e OSCE peso 2)
O aluno que não obtiver média 6,0 (seis) nas avaliações poderá fazer outra avaliação, na mesma modalidade, exceto OSCE, prevalecerá a maior nota.
IX – CRONOGRAMA
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SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
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1º Semana
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SFC |
SFC |
SFC |
SFC |
SFC |
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Aula: Diarreia e TRO |
Ambulatório |
ATIVIDADE INTEGRADORA |
Aula: IVAS |
Ambulatório |
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Aula: Crescimento e desenvolvimento puberal normal. |
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2ª semana
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Seminário: Asma |
Ambulatório
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ATIVIDADE INTEGRADORA |
Aula: Pneumonia |
Ambulatório |
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Aula: Distúrbios do crescimento |
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3º Semana
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Seminário: Arboviroses |
Ambulatório |
ATIVIDADE INTEGRADORA |
Aula: Doenças exantemáticas |
Ambulatório |
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Aula: Distúrbios nutricionais (obesidade, sobrepeso) |
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4ª Semana
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Seminário: Anafilaxia e urticária |
Ambulatório |
ATIVIDADE INTEGRADORA |
Seminário: Parasitoses intestinais |
Ambulatório |
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Aula: Dores funcionais na infância I |
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5º Semana
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Aula: Apresentação de casos clínicos |
Ambulatório |
ATIVIDADE INTEGRADORA |
Apresentação de casos clínicos |
Prova |
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Os alunos realizarão plantões no SERUPE (Serviço de Urgência Pediátrica) do HC de acordo com escala de plantão. De segunda a sexta feira das 17 às 22h = 1 aluno Sábados das 07 às 12h = 1 aluno, das 12 às 17h = 1 aluno e das 17 às 22h = 1 aluno. Cada aluno terá a oportunidade de fazer entre 2 e 3 plantões por estágio. |
- Apêndice 1
EIXO DE HABILIDADES
Módulo: Saúde da Criança, Adolescente e Saúde coletiva Infantil.
HABILIDADE |
MÉTODO DE ENSINO |
CÉNARIO DE PRÁTICA |
MÉTODO DE AVALIAÇÃO |
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1 - Comunicação 1.1 Identificação de conflitos éticos na relação estudante-paciente e médico-paciente. |
ü Discussão de casos após os ambulatórios e atendimento no PS. |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE |
ü Portfólio e lista de comportamentos desejáveis na relação com os colegas, com os professores e com as pacientes. |
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1.2 Aprendizado do reconhecimento dos próprios limites quando for médico/necessidade de solicitar contribuição de outros médicos. |
ü Discussão de casos após os ambulatórios e atendimento no OS. |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE |
ü Portfólio e lista de comportamentos desejáveis na relação com os colegas, com os professores e com as pacientes. |
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2 - Abordagem de situações especiais 2.1 - Avaliação de estado de ansiedade durante exame pediátrico e conduta. |
ü Demonstração prática e realização de exame físico nas crianças e adolescentes. |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE |
ü Portfólio e lista de comportamentos desejáveis na relação com os colegas, com os professores e com as pacientes. |
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2.2 -Exame físico da criança e adolescente. |
ü Demonstração prática e realização de exame físico nas crianças e adolescentes. |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE. |
ü Portfólio e lista de comportamentos desejáveis na relação com os colegas, com os professores e com as pacientes. |
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HABILIDADE |
MÉTODO DE ENSINO |
CÉNARIO DE PRÁTICA |
MÉTODO DE AVALIAÇÃO |
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3- Comunicação 3.1-Identificar as situações de conflitos éticos na relação com o paciente
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ü Discussão nos cenários de prática |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE |
ü Portfólio ü Lista de comportamentos desejáveis |
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3.2-Reconhecer seus limites e necessidade de contribuição de outros colegas
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ü Discussão nos cenários de prática |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE |
ü Portfólio ü Lista de comportamentos desejáveis |
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4- Abordagem de situações rotineiras 4.1 - Realizar anamnese e exame físico da criança |
ü Demonstração prática nos cenários |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas; ü Plantões no SERUPE |
ü Avaliação da realização completa da anamnese e exame físico.
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4.2 – Interpretar os gráficos de crescimento em cada atendimento |
ü Demonstração prática nos cenários |
ü Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas;
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ü Avaliação do preenchimento dos gráficos.
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- Apêndice 2
TABELA DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS
MÓDULO
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Saúde da Criança, Adolescente e Saúde coletiva Infantil |
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