Programa do Internato 5° e 6° na disciplina de pediatria
PROGRAMA DO INTERNATO DE PEDIATRIA
EMENTA:
Integração da Universidade com a Rede de Saúde em ação conjunta interdisciplinar. Ensino voltado à formação holística, visando um melhor atendimento nas várias etapas do desenvolvimento desde a fase neonatal à adolescência. Levar ao conhecimento do aluno os programas de educação em saúde do Ministério da Saúde.
- Objetivo geral:
Capacitar o aluno para a atenção à saúde da criança e adolescente pautada no importante princípio da integralidade e da ética, respeitando-se os diferentes ciclos de vida que permeiam o período do nascimento ao final da adolescência;contribuir para a formação de profissionais capazes de atuar em equipes interdisciplinares com mudança do foco assistencial e hospitalar para o da promoção da saúde, através de ações educativas, com foco na prevenção das doenças e na preocupação com a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Específicos:
O estágio em pediatria tem por objetivos específicos capacitar o aluno a:
- Reconhecer a criança como ser uno, devendo sempre ser vista de maneira global, do ponto de vista biopsicossocial;
- Conhecer as práticas de educação à saúde, ações de prevenção e promoção á saúde da criança e adolescente;
- Realizar adequada observação clínica da criança com anamnese e exame físico detalhado com a elaboração de hipóteses diagnósticas e condutas através de um raciocínio clínico coerente;
- Diagnosticar e tratar de forma objetiva os problemas comuns do ambulatório de pediatria;
- Reconhecer e conduzir com prontidão as principais urgências e emergências no período da infância e adolescência;
- Realizar adequada assistência ao recém-nascido na sala de parto;
- Acompanhar o RN em alojamento conjunto e estar apto para identificar e interferir em situações que possam dificultar o aleitamento materno exclusivo;
- Estar apto a atender a criança e ao adolescente com doenças crônicas em situações rotineiras e reconhecer o momento de encaminhamento ao especialista;
- Conhecer e aplicar as ações preconizadas pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança do Ministério da Saúde;
- Desenvolver atitudes adequadas de relacionamento médico-paciente-família, levando em consideração os princípios da Ética médica;
- Promover a valorização dos diversos aspectos da Saúde Mental da criança adolescente e seu núcleo familiar;
- Promover o direito da criança e do adolescente à cidadania e conhecer os princípios que regem o estatuto da criança e do adolescente;
- Ter capacidade reflexiva e crítica para a busca constante do conhecimento.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento das atividades pedagógicas é realizado pelo corpo docente utilizando-se diferentes métodos; a importância das metodologias ativas tem sido enfatizada;
*Leitura e discussão crítica de artigos científicos de diversos periódicos estimulando a iniciação científica.
*Utilização da problematização como metodologia ou estratégia de discussão.
¶ Aulas ministradas por professores convidados em alguns temas propostos, com metodologia dinâmica e participativa;
¶ Seminários desenvolvidos pelos alunos com aplicação de pré e pós testes;
¶ Discussão de casos clínicos na forma de sessão clínica com participação de todo o departamento de pediatria;
¶ Evolução e discussão de casos de pacientes internados em enfermarias;
¶ Discussão de casos ambulatoriais de puericultura e pediatria geral no próprio ambulatório;
¶ Discussão de casos atendidos em serviços de pronto atendimento ou emergências.
PROGRAMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO
INTERNATO I – 5
Duração: 4 semanas
Locais: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; Maternidade Dona Iris; Hospital das Clínicas da UFG
Responsáveis (Departamento de pediatria)
Eliane Terezinha Afonso; Sebastião Leite Pinto
Objetivos: (i) capacitar o estudante de medicina para a Atenção integral a saúde da criança e adolescente desde a neonatologia a adolescência. (ii) desenvolver uma atuação clínica pautada nos princípios da “Clínica ampliada”. Contribuir para a formação de profissionais dotados de um saber crítico, sensíveis e atentos as necessidades da população.
Programação proposta e cenários de prática
HOSPITAL E MATERNIDADE DONA ÍRIS (HMDI)
ALOJAMENTO CONJUNTO (ALCON) /PLANTÃO ASSIST. AO RN EM SALA DE PARTO
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Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Sábado |
domingo |
7h às 11h (ALCON) |
A1/A2 |
A1/A2 |
A1/A2 |
A1/A2 |
A1/A2 (*) |
LIVRE |
LIVRE |
7h às 19h (PLANTÃO) |
A1 |
A2 |
A1 |
A2 |
LIVRE |
LIVRE |
LIVRE |
(*) 7H ÀS 8H: ATIVIDADE TEÓRICA PARA A1 – A4
AMBULATÓRIO ACOMPANHAMENTO RN EGRESSO DE UTIN/UCINCO/UCINCA
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Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Sábado |
domingo |
7h às 11h |
A3/A4 |
A3/A4 |
A3/A4 |
A3/A4 |
A3/A4(*) |
LIVRE |
LIVRE |
(*)7H ÀS 8H: ATIVIDADE TEÓRICA PARA A1 – A4
HOSPITAL DAS CLÍNICAS (HC)
AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA GERAL
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Segunda* |
Terça |
Quarta* |
Quinta |
Sexta¨** |
Sábado |
domingo |
13H ÀS 17H |
A3/A4 |
LIVRE |
A3/A4 |
LIVRE |
A3/A4 |
LIVRE |
LIVRE |
*Ambulatório professora Eliane ás 15 h; ** Ambulatório professora Eliane ás 13 h.
SERUPE
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Segunda* |
Terça |
Quarta* |
Quinta |
Sexta** |
Sábado |
domingo |
7h às 11h ENF SERUPE |
A5 – A8 |
A5 – A8 |
A5 – A8 |
A5 – A8 |
A5 – A8 |
LIVRE |
LIVRE |
7h às 19h (PLANTÃO) |
A5 |
A6 |
A7 |
A8 |
LIVRE |
LIVRE |
LIVRE |
(*) 13.00 ás 15:00 hs Atividade teórica para A5-A8: professora Eliane HC/UFG
(**) 15 às 17 hs: Atividade teórica para A5-A8: professora Eliane HC/UFG
Temas para discussão no HC: 1- Crescimento na infância e adolescência; desenvolvimento na infância; ITU; Pneumonia adquirida na comunidade; Asma. Diarréia aguda, TRO, hidratação venosa. Dengue na infância; Anemias carenciais.
Abordagem teórico-prática:Os temas serão abordados no decorrer do atendimento, na discussão de casos clínicos selecionados pelo aluno e através da leitura de artigos e seminários.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES:
- ALOJAMENTO CONJUNTO (ALCON) /PLANTÃO ASSIST. AO RN EM SALA DE PARTO:
- Evolução diária de RN em alojamento conjunto, orientado por Preceptor (Pediatra diarista), com os seguintes objetivos: fixar exame físico do RN; distinguir evolução fisiológica e patológica do RN;
- Plantão de Assistência ao RN em sala de parto: observar atuação de profissional de saúde (de forma especial o médico) capacitado para a assistência ao RN em sala de parto; identificar RN que necessita de manobras de reanimação; aprender quais ítens são obrigatórios para adequada assistência ao RN em sala de parto.
- AMBULATÓRIO ACOMPANHAMENTO RN EGRESSO DE UTIN/UCINCO/UCINCA:
- Auxiliar Preceptor no atendimento e atender os RN agendados no ambulatório de puericultura da maternidade, os quais são egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional (UCINCO) e da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA).
- AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA GERAL (HC/FM/UFG):
- Atender crianças e adolescentes agendados para acompanhamento de puericultura, ou encaminhadas para diagnóstico, investigação clínica e tratamento.
- SERUPE:
- Atender crianças e adolescentes de demanda espontânea, ou referenciadas para a urgência de pediatria do Hospital das Clínicas da UFG (SERUPE).
CONSIDERAÇÕES:
- As atividades teóricas ficam a cargo dos Professores do Departamento de Pediatria da FM/UFG Sebastião Leite Pinto e Eliane Terezinha Afonso;
- As atividades de ALCON, Plantão e ambulatório no HMDI são preceptora das por médico pediatra da maternidade;
- As atividades de Ambulatório no HC/UFG são acompanhadas pela Profa. Eliane Terezinha Afonso do Departamento de Pediatria da FM/UFG;
- As atividades de Enfermaria do SERUPE ficam sob supervisão da Profa. Do Depto. De Pediatria Maria Selma. Os plantões no SERUPE ficam sob a preceptoria do médico plantonista do dia.
Observação: Sessão clínica de pediatria na última quarta feira do mês às 13:30h (Faculdade de Medicina).
Referências Bibliográficas:
1.Tratado de Pediatria - Sociedade Brasileira de Pediatria. Ed Manole
2. Avaliações e cuidados primários da criança e do adolescente. Artmed – Maria Conceição O. Costa / Ronald R.de Souza.
3. Medicina do adolescente. Verônica Coates / Leucimar Fragoso.Sarvier.
4. Pediatria Clínica da América do Norte.
5. Pediatria Básica – Marcondes.
6. Pediatria Ambulatorial – Enio Leão.
7. Jornal de Pediatria . Soc. Bras. Ped. (www.sbp.com.br).
8. Pediatria Urgências + emergências ,Jayme. Murahovschi. Ed Sarvier
9. Diagnóstico diferencial em Pediatria. César Pernetta.
10. PRONAP. Soc. Bras. Ped.
11. Pediatria em Consultório - Coordenadora: Ana Cecília Silveira Lins Sucupira – Sarvier.
12. Black Book – Pediatria /Reynaldo Gomes de Oliveira (Manual de Referências de Pediatria. 3ª Edição, 2005.
13. Ministério da Saúde: Cadernos de Atenção Básica: saúde da criança: crescimento e desenvolvimento in : http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/caderno_33.pdf
14. Portaria interministerial n° 2.101 de novembro de 2005 do Ministério da saúde e Ministério da educação. “Programa Nacional de Reorientação da formação Profissional em Saúde (Pró – Saúde)”.
15. Ministério da Saúde: Política Nacional de promoção da saúde: série B textos básicos em saúde – ano de 2006.