Pediatria em revista

A pediatria da FM/UFGO tem sido ao longo dos anos o departamento mais dedicado ao aluno, no conceito deles. Atualmente atuando no 2º, 3º 4º 5º e 6º anos do curso de graduação e na pós graduação com alunos de residência em pediatria, pneumopediatria, nefropediatria e neonatologia.

Observamos que os professores são envolvidos com dedicação, propostas inovadoras e atualizadas na busca incansável da melhor metodologia pedagógica para cada fase de seus alunos. A chefe atual Profª. Dra Lusmaia Damaceno Camargo Costa, coordena uma sistemática atualização do conteúdo programático teórico prático, buscando concatenar os temas discutidos, de modo a promover uma visão completa e sequencial de conhecimento médico e de prática clínica do universo da pediatria,  propiciando uma visão holística da criança, inserida em sua realidade social e cultural. A visão é a de que o objeto de interesse é um ser humano em desenvolvimento, assistido em todas as etapas desde recém nascido, lactente, pré escolar, escolar e adolescente, submetido ao olhar criterioso dos profissionais médicos, permite a transmissão de conhecimentos pelas dinâmicas de discussão de casos do dia a dia, seja ambulatorial ou de internação. Na vertente aprendizado, a visualização de casos, o estudo em seus mínimos detalhes, sinais, sintomas, exames complementares, variáveis de manifestação, tomadas de decisões e condutas tem sido o instrumento mais eficaz na sedimentação do conhecimento médico.

O egresso, deste sistema, tem sido mostrado eficiente no reconhecimento e tomada de decisões dos casos mais usuais da prática clínica, além de estarem capacitados e habilitados a continuarem a expandir seus conhecimentos. O objetivo de formar e orientar futuros profissionais éticos no reconhecimento das condições que desestabilizam a homeostase da criança tem sido atingida.