Pronto Sorriso

Atividades do Pronto Sorriso

As atividades do Núcleo Livre Pronto Sorriso relativas, da Faculdade de Medicina da UFG,

As atividades do Núcleo Livre Pronto Sorriso, da Faculdade de Medicina da UFG, são sob a coordenação da professora gastropediatra Fátima Lindoso da Silva Lima, do Departamento de Pediatria da FM, o Pronto Sorriso conta atualmente com cerca de 160 alunos do primeiro ao quarto ano de Medicina, divididos em quatro turmas de 40 alunos - três do Pronto Sorriso I e uma do Pronto Sorriso II . Cada turma tem uma aula semanal de segunda a quinta-feira, sempre das 18 às 21 horas.

O Pronto Sorriso da FM/UFG surgiu há mais de 10 anos numa iniciativa dos próprios alunos, com o objetivo de levar um pouco de alegria às crianças em tratamento médico dentro dos ambientes hospitalares. È inspirado no trabalho realizado pelos Doutores da Alegria de São Paulo e nas ideias do norte-americano Dr. Patch Adams. Além de minimizar a dor e o desconforto de tratamento hospitalar, os doutores – palhaços, como são chamados com suas encenações brincadeiras facilitam uma recuperação mais rápida para a criança internada e ajudam a romper o medo, a ansiedade, a insegurança e a tristeza que o ambiente hospitalar provoca, principalmente nos pequenos pacientes.