Atividade do 4° ano de medicina (Pediatria e Saúde coletiva)

Departamento de Pediatria e Saúde Coletiva

Programação e Rodízios

Turma A - 4º ano 20161º Semestre

Horário: 13:30 às 17:30 horas

 

15/02 (13:30 horas):Recepção da turma e apresentação do programa do Departamento de Pediatria e Saúde Coletiva no Centro de Aulas D, 2º andar. Divisão em 4 subturmas.

 

Rodízios:

Subturma

15/02 a 20/03

21/03 a 24/04

25/04a 29/05

30/05 a 01/07

1

ESFC

PS

BERÇÁRIO

MNSL

2

PS

ESFC

MNSL

BERÇÁRIO

3

BERÇÁRIO

MNSL

ESFC

PS

4

MNSL

BERÇÁRIO

PS

ESFC

 

 

Programação dos Rodízios

I.           Estratégia Saúde da Família e Comunidade (ESFC): Abordagem integral no cuidado da criança, do adolescente e do adulto no contexto familiar e comunitário; Planejamento familiar e Pré-Natal; Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Psico-Corporal-Relacional; Alimentação Saudável; Imunização; Saúde Mental; Terapia Comunitária; Prevenção de Acidentes e Violência. 

 

  1.         Puericultura - Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL): Alimentação do Lactente; Crescimento; Desenvolvimento; Imunização; Avaliação do Estado Nutricional; Anemia Ferropriva; Constipação Intestinal e Dermatoses mais comuns da Infância.

 

III.     Berçário: Assistência ao RN na Sala de Parto e Alojamento conjunto; Aleitamento materno e técnica de amamentação; Classificação e Exame Físico do RN; Icterícia Neonatal (Bilirrubinemia Indireta e Colestase Neonatal);Infecções Congenitas; Distúrbios Respitatórios; Prevenção e Triagem das Doenças Perinatais (teste do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho).

 

IV.       Pronto Socorro (PS): Infecções de Vias Aéreas Superiores; Diarréia Aguda;Terapia de Reidratação Oral: planos A e B; Alergia e Anafilaxia; Convulsões; Crise Asmática; Pneumonias Comunitárias; Doenças Exantemáticas e Dengue.

 

V.          Atividade Integradora Pediatria e Saúde Coletiva: às quartas-feiras 14:00 horas alternando com atividade exclusivas de Saúde Coletiva(13:30) ou com a Sessão Clínica de Pediatria (13:00h).

 

- Aula Introdutória: O Processo Saúde-Doença e Modelos de Atenção em Saúde e Saúde Mental (TURMA TODA) 17/02;

- O desenvolvimento psíquico: Teoria Psicanalítica. Filme “Freud Além da Alma” e Discussão das Cinco Lições de Psicanálise (TURMA TODA) 24/02;

- A Integralidade na atenção a saúde da criança e do adolescente02/03(turmas 1 e 2) e 09/03(turmas 3 e 4);

- Abordagem Psicossomática da criança e do adolescente 16/03 (turmas 1 e 2) e 23/03 (turmas 3 e 4);

 

- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 30/03 13 h

- O desenvolvimento emocional primitivo (primário): a importância do ambiente saudável na infância precoce no desenvolvimento humano infantil e adulto 06/04 (turmas 1 e 2) e 13/04 (turmas 3 e 4);

- Promoção da saúde e da cultura da paz e o fenômeno da violência 20/04 (turmas 1 e 2) e 04/05 (turmas 3 e 4);

- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 27/04 13 h

- Seminário de Avaliação do Estágio em SFC (turma 1 e 2) “TERÇA16h26/04;

- Abordagem Sistêmica: Constelação Familiar (TURMA TODA) “TERÇA16h”10/05;  

- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 25/05 13 h

- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 29/06 13 h

- Seminário de Avaliação do Estágio em SFC (turma 3 e 4) “15:30h” 29/06;

 

Normas:

 

1- Prova de Segunda Chamada

Só será realizada mediante atestado médico.

 

2- Plantões: SERUPE e Maternidade Dona Íris

a)      Os plantões são obrigatórios, fazendo parte do aprendizado prático do aluno,

b)      A ficha de freqüência de plantões deverá ser assinada pelo residente ou staff. Ao completar os plantões, o aluno deverá entregar sua ficha de freqüência ao coordenador dos plantões.

c)      O aluno que faltar um (1) plantão ficará com 1,0 ponto a menos na média final, ou deverá repor o mesmo com dois plantões em data a ser definida pela preceptoria do pronto socorro.

d)     Durante as 12 horas de plantão, o aluno não poderá ausentar-se do hospital

 

Sessão Clínica: ocorrerá toda última quarta-feira do mês, às 13:30 horas, na Faculdade de Medicina, exceto para os alunos que estiverem em atividade da saúde coletiva.

 

Avaliação:

 

A avaliação será realizada em cada rodízio separadamente.

1-2  Berçário/Pronto Socorro

Ficha de Avaliação Estruturada: Frequência, Pontualidade, Interesse, Profissionalismo.

Seminários

Prova Objetiva/Discursiva

 

3    Puericultura: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Ficha de Avaliação de Habilidades: Participação Atividade Prática (2,0), Participação Atividade Teórica (2,0); Habilidade de Comunicação, Anamnese, e de Orientação (2,0); Relação Médico/Paciente (1,0) + Frequência/Pontualidade (3,0).

Prova Objetiva/Discursiva

 

4    Estágio Saúde da Família e Comunidade

Ficha de Avaliação Estruturada(Frequência, Pontualidade, Participação)

Diário e Consolidado de Campo

 

5    Atividade Integradora

Ficha de Avaliação Estruturada (Frequência, Pontualidade, Participação)

Relatórios

 

Ao final do curso o aluno terá 6 notas e será aprovado se alcançar média ponderada ≥ 6.

 

N1: Berçário (P2)

N2: Pronto Socorro (P2)

N3: Puericultura (Maternidade Nossa Senhora de Lourdes) (P2)

N4: Estágio Saúde da Família e Comunidade(P2)

N5: Atividade Integradora (P1)

N6: OSCE (Objective Structured Clinical Examination) (P1): 01/07

 

Bibliografia:

  1.        Pediatria Ambulatorial - Ennio Leão; Edison José Corrêa; Marcos Borato Viana; Joaquim Antônio Viana. 4ª Edição. Editora Médica, 2005.
  2.        Pediatria Básica – Eduardo Marcondes. 9ª edição. Editora Sarvier, 2005.
  3.        Nelson Textbook of Pediatrics. Elsevier Saunders, 18 ed. 2007.
  4.        Pediatria: Diagnóstico + Tratamento – Jayme Murahovschi, 6ª edição. Editora Sarvier, 2003.
  5.        Pediatria em Consultório. Sucupira et al. 4ª Edição. Editora Sarvier, 2000.
  6.        Sociedade Brasileira de Pediatria <www.sbp.com.br>
  7.        Cadernos de Atenção Básica, no 33. Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Ministério da Saúde. Brasília – DF.  2012.
  8.        Diagnóstico e Tratamento em Neonatologia – Kopelmen. Atheneu, 2004.
  9.        Neonatologia -  Coleção Pediatria do Instituto da Criança HC-FMUSP. Flavio Adolfo Costa Vaz. Manole, 2010.
  10.     Abordagem Comunitária: Terapia Comunitária. Mauro Elias Mendonça In: Tratado de Medicina de Família e Comunidade, Artmed, Porto Alegre - RS, 2012.
  11.     Análise Bioenergética: contribuições psico-analítico-corporal-relacionaispara o campo das terapias. Mauro Elias Mendonça. In: Rev Ciranda Comunitária. Editora CAIF, set. 1(1): 22-8. Porto Alegre,2007.
  12.     A criança e o seu mundo. Donald Winnicott. LTC, Rio de Janeiro, 6ª ed., 1982.
  13.   Desenvolvimento emocional primitivo. In: Textos selecionados da pediatria a psicanálise.

Donald Winnicott. Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 3ª ed., 1988.

  1.     Problemas psicossomáticos. In: Pensando sobre crianças. Donald Winnicott. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.

 

Quadro Semanal de Atividades de Pediatria e Saúde Coletiva III-Saúde Mental Coletiva

Dias

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Horário

13:30-17:30

13:30-18:00*

13:00*- 17:30*

13:30*-18:30*

13:30-17:30

Atividade

13:30-17:30

Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário

13:30-15:30*

Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário 

 

14:00*-17:00*

Atividade

Integradora

(CAD 202)/

         X

13:30 - 17:30 Visitas aos Serviços SM

         X

13:00 -15:00 Sessão Clínica

13:30-17:30

Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário

         X

14:00*-18:30*

Vivência

(Subturma

do Berçário)

13:30-17:30

Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário

 

 

 

16:00*-18:00*

Aula Teórica

(CAD 107)

 

 

 

 

   OBS.: na última quarta feira de cada mês, a partir do segundo mês, as turmas sem escala para visitas aos serviços de saúde mental

no dia estarão em Sessão Clínica da Pediatria iniciada às 13:00 horas.