Atividade do 4° ano de medicina (Pediatria e Saúde coletiva)
Departamento de Pediatria e Saúde Coletiva
Programação e Rodízios
Turma A - 4º ano 20161º Semestre
Horário: 13:30 às 17:30 horas
15/02 (13:30 horas):Recepção da turma e apresentação do programa do Departamento de Pediatria e Saúde Coletiva no Centro de Aulas D, 2º andar. Divisão em 4 subturmas.
Rodízios:
Subturma |
15/02 a 20/03 |
21/03 a 24/04 |
25/04a 29/05 |
30/05 a 01/07 |
1 |
ESFC |
PS |
BERÇÁRIO |
MNSL |
2 |
PS |
ESFC |
MNSL |
BERÇÁRIO |
3 |
BERÇÁRIO |
MNSL |
ESFC |
PS |
4 |
MNSL |
BERÇÁRIO |
PS |
ESFC |
Programação dos Rodízios
I. Estratégia Saúde da Família e Comunidade (ESFC): Abordagem integral no cuidado da criança, do adolescente e do adulto no contexto familiar e comunitário; Planejamento familiar e Pré-Natal; Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Psico-Corporal-Relacional; Alimentação Saudável; Imunização; Saúde Mental; Terapia Comunitária; Prevenção de Acidentes e Violência.
- Puericultura - Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL): Alimentação do Lactente; Crescimento; Desenvolvimento; Imunização; Avaliação do Estado Nutricional; Anemia Ferropriva; Constipação Intestinal e Dermatoses mais comuns da Infância.
III. Berçário: Assistência ao RN na Sala de Parto e Alojamento conjunto; Aleitamento materno e técnica de amamentação; Classificação e Exame Físico do RN; Icterícia Neonatal (Bilirrubinemia Indireta e Colestase Neonatal);Infecções Congenitas; Distúrbios Respitatórios; Prevenção e Triagem das Doenças Perinatais (teste do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho).
IV. Pronto Socorro (PS): Infecções de Vias Aéreas Superiores; Diarréia Aguda;Terapia de Reidratação Oral: planos A e B; Alergia e Anafilaxia; Convulsões; Crise Asmática; Pneumonias Comunitárias; Doenças Exantemáticas e Dengue.
V. Atividade Integradora Pediatria e Saúde Coletiva: às quartas-feiras 14:00 horas alternando com atividade exclusivas de Saúde Coletiva(13:30) ou com a Sessão Clínica de Pediatria (13:00h).
- Aula Introdutória: O Processo Saúde-Doença e Modelos de Atenção em Saúde e Saúde Mental (TURMA TODA) 17/02;
- O desenvolvimento psíquico: Teoria Psicanalítica. Filme “Freud Além da Alma” e Discussão das Cinco Lições de Psicanálise (TURMA TODA) 24/02;
- A Integralidade na atenção a saúde da criança e do adolescente02/03(turmas 1 e 2) e 09/03(turmas 3 e 4);
- Abordagem Psicossomática da criança e do adolescente 16/03 (turmas 1 e 2) e 23/03 (turmas 3 e 4);
- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 30/03 13 h
- O desenvolvimento emocional primitivo (primário): a importância do ambiente saudável na infância precoce no desenvolvimento humano infantil e adulto 06/04 (turmas 1 e 2) e 13/04 (turmas 3 e 4);
- Promoção da saúde e da cultura da paz e o fenômeno da violência 20/04 (turmas 1 e 2) e 04/05 (turmas 3 e 4);
- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 27/04 13 h
- Seminário de Avaliação do Estágio em SFC (turma 1 e 2) “TERÇA16h”26/04;
- Abordagem Sistêmica: Constelação Familiar (TURMA TODA) “TERÇA16h”10/05;
- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 25/05 13 h
- Sessão Clínica de Pediatria (TURMA TODA) 29/06 13 h
- Seminário de Avaliação do Estágio em SFC (turma 3 e 4) “15:30h” 29/06;
Normas:
1- Prova de Segunda Chamada
Só será realizada mediante atestado médico.
2- Plantões: SERUPE e Maternidade Dona Íris
a) Os plantões são obrigatórios, fazendo parte do aprendizado prático do aluno,
b) A ficha de freqüência de plantões deverá ser assinada pelo residente ou staff. Ao completar os plantões, o aluno deverá entregar sua ficha de freqüência ao coordenador dos plantões.
c) O aluno que faltar um (1) plantão ficará com 1,0 ponto a menos na média final, ou deverá repor o mesmo com dois plantões em data a ser definida pela preceptoria do pronto socorro.
d) Durante as 12 horas de plantão, o aluno não poderá ausentar-se do hospital
Sessão Clínica: ocorrerá toda última quarta-feira do mês, às 13:30 horas, na Faculdade de Medicina, exceto para os alunos que estiverem em atividade da saúde coletiva.
Avaliação:
A avaliação será realizada em cada rodízio separadamente.
1-2 Berçário/Pronto Socorro
Ficha de Avaliação Estruturada: Frequência, Pontualidade, Interesse, Profissionalismo.
Seminários
Prova Objetiva/Discursiva
3 Puericultura: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Ficha de Avaliação de Habilidades: Participação Atividade Prática (2,0), Participação Atividade Teórica (2,0); Habilidade de Comunicação, Anamnese, e de Orientação (2,0); Relação Médico/Paciente (1,0) + Frequência/Pontualidade (3,0).
Prova Objetiva/Discursiva
4 Estágio Saúde da Família e Comunidade
Ficha de Avaliação Estruturada(Frequência, Pontualidade, Participação)
Diário e Consolidado de Campo
5 Atividade Integradora
Ficha de Avaliação Estruturada (Frequência, Pontualidade, Participação)
Relatórios
Ao final do curso o aluno terá 6 notas e será aprovado se alcançar média ponderada ≥ 6.
N1: Berçário (P2)
N2: Pronto Socorro (P2)
N3: Puericultura (Maternidade Nossa Senhora de Lourdes) (P2)
N4: Estágio Saúde da Família e Comunidade(P2)
N5: Atividade Integradora (P1)
N6: OSCE (Objective Structured Clinical Examination) (P1): 01/07
Bibliografia:
- Pediatria Ambulatorial - Ennio Leão; Edison José Corrêa; Marcos Borato Viana; Joaquim Antônio Viana. 4ª Edição. Editora Médica, 2005.
- Pediatria Básica – Eduardo Marcondes. 9ª edição. Editora Sarvier, 2005.
- Nelson Textbook of Pediatrics. Elsevier Saunders, 18 ed. 2007.
- Pediatria: Diagnóstico + Tratamento – Jayme Murahovschi, 6ª edição. Editora Sarvier, 2003.
- Pediatria em Consultório. Sucupira et al. 4ª Edição. Editora Sarvier, 2000.
- Sociedade Brasileira de Pediatria <www.sbp.com.br>
- Cadernos de Atenção Básica, no 33. Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Ministério da Saúde. Brasília – DF. 2012.
- Diagnóstico e Tratamento em Neonatologia – Kopelmen. Atheneu, 2004.
- Neonatologia - Coleção Pediatria do Instituto da Criança HC-FMUSP. Flavio Adolfo Costa Vaz. Manole, 2010.
- Abordagem Comunitária: Terapia Comunitária. Mauro Elias Mendonça In: Tratado de Medicina de Família e Comunidade, Artmed, Porto Alegre - RS, 2012.
- Análise Bioenergética: contribuições psico-analítico-corporal-relacionaispara o campo das terapias. Mauro Elias Mendonça. In: Rev Ciranda Comunitária. Editora CAIF, set. 1(1): 22-8. Porto Alegre,2007.
- A criança e o seu mundo. Donald Winnicott. LTC, Rio de Janeiro, 6ª ed., 1982.
- Desenvolvimento emocional primitivo. In: Textos selecionados da pediatria a psicanálise.
Donald Winnicott. Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 3ª ed., 1988.
- Problemas psicossomáticos. In: Pensando sobre crianças. Donald Winnicott. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.
Quadro Semanal de Atividades de Pediatria e Saúde Coletiva III-Saúde Mental Coletiva
Dias |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Horário |
13:30-17:30 |
13:30-18:00* |
13:00*- 17:30* |
13:30*-18:30* |
13:30-17:30 |
Atividade |
13:30-17:30 Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário |
13:30-15:30* Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário
|
14:00*-17:00* Atividade Integradora (CAD 202)/ X 13:30 - 17:30 Visitas aos Serviços SM X 13:00 -15:00 Sessão Clínica |
13:30-17:30 Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário X 14:00*-18:30* Vivência (Subturma do Berçário) |
13:30-17:30 Rodízio: ESFC, PS, MNSL, Berçário
|
|
|
16:00*-18:00* Aula Teórica (CAD 107) |
|
OBS.: na última quarta feira de cada mês, a partir do segundo mês, as turmas sem escala para visitas aos serviços de saúde mental
no dia estarão em Sessão Clínica da Pediatria iniciada às 13:00 horas.