HOJE Avaliação Final do Sexto Ano

A avaliação final teórica do sexto será realizada dia 23 de setembro.

Das 14 as 18 horas no Centro de aula D

Os 104 alunos da Faculdade de Medicina da UFG que cursam o Internato (I-6/2016)   vão se submeter nesta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de setembro, às provas da OSCE – Organized and Structured Clinical Examination. Trata-se de uma metodologia de avaliação de ensino-aprendizagem realizada anualmente e adotada pelo Programa de Reorientação dos Cursos de Medicina (Pró-Saúde), fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Serão duas provas, uma escrita e outra prática de simulação de atendimento clínico, esta feita com a participação de atores e também por meio de bonecos. A prova escrita, a ser realizada na sexta, 23, a partir das 8 horas na FM, consta de 100 questões objetivas do tipo múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas e apenas uma correta. Já a prova de simulação de atendimento será realizada no dia seguinte, 24, nos Ambulatórios de Pediatria e de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da UFG, no período das 7:30h às 13 horas, com simulações de atendimento clínico através de atores e bonecos.

A OSCE objetiva avaliar o Curso de Medicina e ao mesmo tempo propicia uma auto-avaliação dos alunos, verificando se as metas do curso estão sendo atingidas, especialmente quanto às habilidades clínicas e relacionadas à enfermaria e ao ambulatório, para que possam ser corrigidas as possíveis falhas encontradas. As provas abrangem seis estações diferentes, que são as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Puericultura, Ginecologia e Obstetrícia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Saúde Mental.

Segundo o Professor Alexandre de Moraes, que é coordenador do Internato, a avaliação do ensino-aprendizagem na Faculdade de Medicina da UFG no padrão OSCE acontece desde 2007, nos primeiros anos como atividade facultativa, mas desde 2009 tem caráter obrigatório. Ele explica que na prova de simulação os discentes são testados em algumas das habilidades imprescindíveis ao futuro médico. Entre elas, como fazer o interrogatório ao paciente, exames físicos, habilidades de interpelação de exames laboratoriais e de imagem, como criar diagnósticos e habilidades em comunicação.