Emoção marca abertura da I Jornada de Pediatria da UFG.

Durante a I Jornada de Pediatria da UFG

Cumprimento aos membros da mesa em nome da Professora Doutora Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da Universidade Federal de Goiás.

Queridos graduandos e pós graduandos, professores, servidores, profissionais de saúde, professores homenageados e seus representantes e familiares e demais participantes da I Jornada de Pediatria da UFG. É com muita honra que eu aqui represento meus colegas, professores do Departamento de Pediatria em um momento tão representativo para o Departamento. É não só uma alegria e uma honra, mas também um dever que possamos realizar eventos em que exercitamos o nosso dom e o nosso dever enquanto universidade, de contribuir com a sociedade, partilhando conhecimento científico, discutindo temas de grande relevância profissionais de saúde. Construímos esse evento cientifico garantindo que fossem abordados problemas comuns que afetam a saúde física e mental das crianças e adolescentes. Discutiremos sobre o impacto das violências no desenvolvimento da criança, e estratégias para combate-las, pois também temos missão de cuidar para que tenham acesso a uma infância saudável, livre de doenças físicas e emocionais, afinal, afinal, como diria a escritora Ruth Rocha em seu poema sobre os direitos da criança:

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos

Aqui será discutido o nosso papel de cuidar da criança para cresçam em harmonia para que se tornem adultos saudáveis, afinal, criança é presente, mas também é futuro! Me sinto muito honrada por ter como profissão a missão de CUIDAR de quem mais importa, de quem tem a prerrogativa de ser o AMANHÁ. Investimos no PRESENTE para colhermos o FUTURO. Essa é a essência...

Nossa missão fica mais suave e mais efetiva se conseguirmos inserir três palavras, cheias de significado: ELO, COOPERAÇÂO, INTERPROFISSIONALISMO

Faz-se necessário que somemos CONHECIMENTOS EM PROL DE UM BEM MAIOR, DE UMA CAUSA JUSTA! E que possamos ir além do conhecimento..... que me permita a psicóloga Cida Alves repetir suas tão significativas palavras.... Que estejamos dispostos a investir todo o nosso amor, a nossa energia e a nossa generosidade para que  possamos transformar, e para que o nosso trabalho frutifique!

Nesse momento quero agradecer à comissão organizadora, e em nome do acadêmico Joao Pedro agradeço a Liga de Pediatria, em nome da Psicologa Jane agradeço os membros da equipe multi e interprofissional, em nome das funcionárias Valdecina e Deusa agradeço aos servidores da Universidade, em nome do Prof. Solomar agradeçao aos professores. Agradeço de forma muito especial e às empresas que patrocinaram esse evento, Unimed Goiânia, Roche, Danone, CRD, Sicoob e Nucleo. Agradeço o apoio da Sociedade Goiana de Pediatria e ao diretor da FM, Prof. Antonio Fernando que sempre se mostrou solidário a causa da criança e tanto nos apoiou nesse evento.

Esperamos atender as suas expectativas e os convidamos a continuar assistindo essa cerimonia. Tenham todos uma boa Jornada e Muito Obrigada!